Sobre nós

Saiba mais sobre o Sindiarmazéns-PR e conheça também um pouco da história da Armazenagem

O Sindicato dos Armazéns Gerais foi criado em 1963 para representar o segmento e unificar aspectos como tarifas por tonelagem, metragens, sacas e forma de armazenamento.

Inicialmente, o Sindicato dos Armazéns Gerais representava somente Curitiba e Paranaguá, dado o volume de exportações e produção locais, mas com a ampliação do segmento passou a representar todo o Paraná. No estado, a entidade atua junto aos Órgãos Alfandegários, Receita Federal, Ministério do Trabalho entre outros órgãos nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

A entidade conta atualmente com cerca de 250 associados.

1963

Fundação

O sindicato foi fundado em 17 de agosto de 1963. O que era até então a Associação Profissional de Armazéns Gerais de Curitiba passou a ser o Sindicato dos Armazéns Gerais de Curitiba, depois de ter o seu Estatuto aprovado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho. A entidade passou a ser a representante da categoria econômica Armazéns Gerais (cereais, algodão e outros produtos).

1985

Ampliação

Em 19 de julho de 1985 o sindicato estende sua base territorial para todo o Estado do Paraná. Com a mudança, a entidade passa se chamar Sindicato dos Armazéns Gerais no Estado do Paraná, representando e defendendo os direitos e interesses da categoria, celebrando convenções coletivas de trabalho e prestando assistência nos acordos coletivos.

História da Armazenagem

Os armazéns podem ser considerados um dos empreendimentos mais antigos da história da humanidade. Anterior à criação do dinheiro, os primeiros registros de armazéns gerais são datados de 1.380 a.C., nas cidades egípcias de Piton e Ramsés.

Estes espaços eram utilizados para guardar mercadoria para escambo. Caso fosse de interesse trocar camelos por outro produto, os animais permaneciam armazenados para serem apreciados e o proprietário aguardava as ofertas.

No Brasil não foi diferente, somente mais adaptado às realidades comerciais do país. O que chegava via náutica, no período imperial, também permanecia estocado, como o café.

Já a criação de uma entidade representativa partiu de um decreto imperial de 1865, que considerava este tipo de estabelecimento um fiel depositário, servindo de uma espécie de “cartório de mercadorias”, podendo somente armazenar e não comprar ou vender qualquer tipo de produto.

Entre as décadas de 1980 e 1990 houve um grande desenvolvimento do setor com os programas Just in Time. A mercadoria que ficava parada durante dias passou a ter entradas e saídas dinâmicas nos armazéns, com períodos mais curtos de permanência.

Esta mudança ocorreu devido a fatores como o volume de produtividade e à multiplicação da gama de produtos a ser armazenados.

Atualmente, são estocados desde produtos agrícolas a granel, como peças, papel, vestuário, calçados, máquinas, entre outros artigos industrializados.

Missão e valores do Sindiarmazéns-PR

MISSÃO

Assegurar às empresas representadas as melhores condições para gerar resultados positivos, através da oferta de serviços que agreguem valor aos seus negócios, e desenvolver a sociedade.

VALORES

Liderar a comunidade empresarial representada e atender às suas expectativas através da criação de parcerias e oportunidades de negócios, com reconhecida influência no desenvolvimento da região.