Sobre o Sindicato

Para representar o segmento e unificar aspectos como tarifas por tonelagem, metragens, sacas e forma de armazenamento foi criado o Sindicato dos Armazéns Gerais no Estado do Paraná.

Entre as décadas de 1980 e 1990 houve um grande desenvolvimento do setor com os programas Just in Time. A mercadoria que ficava parada durante dias passou a ter entradas e saídas dinâmicas nos armazéns, com períodos bem mais curtos de permanência. Esta mudança ocorreu devido a fatores como o volume de produtividade e à multiplicação da gama de produtos a ser armazenados.

Atualmente, são estocados desde produtos agrícolas a granel, como peças, papel, vestuário, calçados, máquinas, entre outros artigos industrializados.

Inicialmente, o Sindicato dos Armazéns Gerais representava somente Curitiba e Paranaguá, dado o volume de exportações e produção locais, mas com a ampliação do segmento passou a representar todo o Paraná. No estado, a entidade atua junto aos Órgãos Alfandegários, Receita Federal, Ministério do Trabalho entre outros órgãos nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

A entidade conta atualmente com cerca de 250 associados.

Os armazéns podem ser considerados um dos empreendimentos de negócios mais antigos da história da humanidade. Anterior à criação do dinheiro, os primeiros registros de armazéns gerais são datados de 1.380 a.C., nas cidades egípcias de Piton e Ramsés.
Missão e Visão
Princípios e Bandeiras
Diretoria
Sindicato dos Armazéns Gerais no Estado do Paraná, Entidade que congrega em todo o estado do Paraná as empresas pertencentes à categoria de Armazéns Gerais do 4° Grupo do Comércio Armazenador da Confederação Nacional do Comércio, vez que possuam registro de Armazéns Gerais na JUCEPAR...